Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Viva bem sempre incluindo em pandemias.

Postado em 07 de janeiro de 2021


O primeiro mês do ano é conhecido como Janeiro Branco, uma campanha dedicada aos cuidados com a saúde mental. E em meio a uma pandemia, que já dura alguns meses e modificou a rotina de todos nós, o assunto se torna ainda mais relevante.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença. Trata-se de um completo estado de bem-estar físico, mental e social que permite ao indivíduo o exercício de seus direitos sociais e de cidadania, assegurando condições de interação social para uma convivência segura. Além disso, ele é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Precisamos admitir que, nos últimos meses, cuidar da saúde mental tornou-se uma tarefa um pouco mais difícil para boa parte da população. O medo de um vírus invisível e imprevisível, a perda de entes queridos, o isolamento social e, para muitas pessoas, a incerteza do futuro profissional, gerou sérias consequências. Vivemos tempos únicos. Até certo ponto, é esperado sentir-se mal, ansioso, com raiva, insatisfeito ou triste diante de tantos desafios que aparecem na nossa frente. E esse é mais um motivo para estarmos atentos e responsáveis em relação ao cuidado com nossos sentimentos e emoções.

Exercitar-se regularmente é um dos principais segredos para manter corpo e mente saudáveis. Estudos mostram que a atividade física pode tratar depressão leve a moderada tão efetivamente quanto a medicação antidepressiva, mas sem os efeitos colaterais, é claro. Ela alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina.

Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar que reduzem o estresse e a ansiedade, melhoram a cognição e a memória e ajudam a manter o cérebro jovem.

Também é importante buscar manter uma rotina de casa, do trabalho e de lazer organizada, ter o hábito de conversar com os amigos e familiares, cuidar do sono e manter uma alimentação adequada e saudável. Caso julgue necessário, busque ajuda profissional. A terapia é uma grande aliada da mente e pode transformar a sua maneira de encarar as coisas.

E se você ainda não sabe exatamente o que fazer para cuidar da sua saúde mental, confira as dicas que separamos para você:

- Use a tecnologia a seu favor
O distanciamento físico ainda é necessário. Então aproveite a tecnologia para falar sobre assuntos engraçados e interagir com os seus familiares e amigos.

- Cuidado com o excesso de informações
O excesso de informação pode ser entendido pelo seu organismo como uma sobrecarga de estímulos, o que pode aumentar os níveis de estresse e de ansiedade. Procure evitar a leitura excessiva de estímulos negativos e informe-se sempre em fontes oficiais.

- Procure hobbies e atividades que elevem seu bem-estar
Atividades prazerosas podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo positivamente para uma sensação de bem-estar e redução de tristeza, estresse e ansiedade.

- Cuide bem do seu sono
Uma boa noite de sono tem impacto positivo no funcionamento do nosso organismo. Se você conseguir manter um padrão de sono de qualidade, acordará restaurado no dia seguinte, com mais energia e foco para suas atividades, bom humor e com seu sistema imunológico fortalecido.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: