A medicina está sempre avançando, seja nos tratamentos ou nos diagnósticos. Conforme já abordamos nos blogues anteriores, a ausência de sintomas e inexistência de histórico familiar não isentam o paciente de realizar as consultas regulares e seus exames preventivos. Cabe ressaltar que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em sua fase inicial, o câncer da próstata tende a evoluir silenciosamente.
Atualmente, exames genéticos já são possíveis, eles são realizados em laboratórios que mapeiam o DNA do paciente. Este rastreio é capaz de indicar se há risco de desenvolver doenças, ele mapeia a predisposição de diversos tipos de cânceres. Através da análise genética do paciente é possível ter uma orientação personalizada e adequada para cada caso, adiantando a descoberta precoce e possibilitando uma maior prevenção.
Dentre as novidades, já existem no Brasil opções nas quais a pessoa faz em casa a coleta do DNA pela saliva e a partir do resultado é possível trabalhar nas prevenções específicas. Esta opção compara as informações através de inteligência artificial e bioinformática em bancos preexistentes. Desta forma, são identificadas as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. As principais mutações genéticas herdadas conhecidas são em genes do tipo BRCA-2. O risco de câncer de próstata é de duas a três vezes maior nos portadores de mutação no gene BRCA-1 e nove vezes maior nos portadores de mutação do gene BRCA-2. A possibilidade de unir exames genéticos pode inovar no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de próstata e outros tumores. É importante ressaltar que, ainda assim, exames e consultas rotineiras com o médico são fundamentais, pois alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Nas consultas, o profissional de saúde poderá orientar sobre a necessidade de uma investigação padrão, além da importância de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de atividades físicas.
Derrubar mitos, buscar informação e quebrar tabus fortalece a prevenção e o combate ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens brasileiros. Não faça parte das taxas, previna-se e aumente sua expectativa de vida. Saúde sempre!