Outubro é o mês escolhido mundialmente para marcar a prevenção ao câncer de mama, contudo, algumas ações de prevenção devem ser lembradas e exercidas de forma permanente e não apenas durante este mês. O diagnóstico precoce contribui aumentando as chances de cura e, para que isso ocorra, é fundamental que mulheres e homens - sim, homens também podem ter câncer de mama - fiquem atentos, pois a prevenção ao longo de toda a vida aumentam as chances de cura.
Em todos os momentos da vida é importante estar atento à saúde, incluindo a pandemia em que estamos vivendo. Para prevenir às doenças, é necessário manter de forma rotineira, um conjunto de práticas que buscam melhorar e manter a saúde continuamente. Na live transmitida no dia 26, a psicóloga Juliana Schwanke Martini, que é especialista em Oncologia e Terapia Sistêmica de Família e Individual e membro da equipe da Oncoclínicas, relembrou a importância de não deixar de lado os exames de rotina, mesmo durante este período em que estamos vivendo. Juliana também reforçou a relevância destes exames, pois são eles que darão a possibilidade de um diagnóstico precoce; para as mulheres acima dos 40 anos, mencionou a realização destes pelo menos uma vez por ano. O tratamento do câncer envolve uma grande rede de apoio como forma de fortalecer o paciente, ou seja, o tratamento ocorre com uma equipe multidisciplinar, com uma série de profissionais trabalhando em conjunto. Já a Dra. Geraldine Eltz de Lima, Oncologista da Oncoclínicas, lembrou durante a live do dia 13 de outubro que, anualmente, cerca de 60 mil novos casos surgem e que 28% dos casos poderiam ser prevenidos com hábitos saudáveis, como ter atividades físicas, alimentação saudável, evitando-se fumar e ingerir álcool. É importante mencionar que a partir dos 35 anos de idade deve-se acentuar a prevenção e realizar a mamografia uma vez por ano.
Ainda que você tenha uma rotina agitada e com pouco tempo para você, é importante dar atenção ao seu bem-estar e cuidar da sua saúde ao longo de toda a vida. Esta atitude contribui para aumentar a expectativa de vida e melhorar a qualidade dela! Cuide-se sempre! Só depende de você!
CURIOSIDADES:
-Foi nos Estados Unidos, durante a década de 1950, que surgiu o autoexame.
O objetivo dele é que a mulher conheça seu corpo, para que desta forma perceba pequenas alterações mamárias suspeitas, possibilitando uma maior agilidade na descoberta de tumores malignos.
-O câncer de mama costuma não doer.
-Nem todo nódulo na mama é câncer, por esta razão o exame de imagem é tão importante.
-Os cistos na mama costumam ser benignos.
-Cerca de 10% dos cânceres de mama são hereditários.