Soa um tanto diferente falar neste assunto, mas sim, o câncer de mama pode acometer homens. Esta doença, como já falamos anteriormente, é causada pela multiplicação desordenada de células da mama e isso pode ocorrer tanto em mulheres quanto em homens. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
É importante ressaltar que, conforme a Dra. Marcelle Moraes dos Santos, Mastologista da Oncoclínicas Porto Alegre, na live realizada dia 06 de outubro, a mamografia não é indicada para os homens, pois a incidência é muito menor do que nas mulheres. Geralmente, quando aparece, ele está associado a nódulos que são palpáveis. A orientação, segundo a Dr. Marcelle, é que se encontrado algum tipo de nódulo, o homem também precisa procurar imediatamente o médico, pois as chances de curas são boas. Depois disso, a doença pode evoluir de diferentes formas. A cada 100 casos, um ocorre no sexo masculino. Há vários tipos de câncer de mama: enquanto alguns têm desenvolvimento rápido, outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. É importante ressaltar que em muitos casos, a presença do câncer de mama masculino é um indício sugestivo de que o paciente possa ser portador de uma mutação genética hereditária no gene BRCA, e neste caso, é importante realizar o teste molecular, mesmo que não haja histórico na família.
É importante não ignorar os nódulos mamários e nem ter vergonha. A falta de informação ou a negação da doença pode retardar o diagnóstico e reduzir as chances de sucesso no tratamento. A adoção de hábitos saudáveis pode evitar cerca de 30% dos casos de câncer de mama, assim como a prática de atividade física e a alimentação saudável são parte da prevenção ao câncer de mama. Por isso, cuide-se!