Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Onde buscar ajuda?

Postado em 03 de setembro de 2020



Silencioso e avassalador. Suicídio é o tema do mês de setembro e ele é cercado de medo, preconceito, tabus e mitos. O suicídio tem diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém é um passo importante para evitar a morte. É importante ressaltar que não há um checklist para perceber quando uma pessoa está vivenciando uma crise ou se ela tem algum tipo de tendência suicida. Contudo, existem sinais que demonstram sofrimento e isolamento, incluindo algumas expressões, e é a estas indicações que precisamos estar atentos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 800 mil pessoas morrem anualmente em virtude do suicídio no mundo e ele é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Para aqueles que estão sofrendo e estão buscando ajuda ou estão tentando ajudar alguém, é importante destacar que existem alguns lugares e recursos que podem ser usados para ajudar neste momento. Conheça alguns deles:

CVV – Centro de Valorização da Vida
O CVV atende de forma voluntária e gratuita todos aqueles que precisam de ajuda, seja com apoio emocional ou na prevenção do suicídio. O atendimento acontece por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. Para ligar, basta digitar o número 188 de qualquer linha telefônica fixa ou celular, as ligações são gratuitas.
No site https://www.cvv.org.br também é disponibilizado atendimento via chat, Skype e e-mail.

CAPS – Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)
Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços de saúde em caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

Unidade Básica de Saúde (UBS)
As UBSs também estão à disposição e desempenham um papel central na garantia de acesso da população a uma atenção à saúde de qualidade. São estabelecimentos responsáveis da saúde de toda a família. Elas costumam ter sedes perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem. Em caso de necessidade, procure a mais próxima de você.

UPA, SAMU, Pronto Socorro e Hospitais
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências e pode ser contatada pelo número 192, com atendimento gratuito para a comunidade. Também estão à disposição os pronto socorros e hospitais.

No caso de identificação de que uma pessoa precisa de ajuda, algumas dicas podem ajudar, como por exemplo, buscar o melhor momento para tocar no assunto, ser um bom ouvinte e incentivar a busca da ajuda de profissionais na área da saúde mental. Manter a autoestima elevada, manter uma vida social (mesmo que através das tecnologias impostas pela pandemia) com ligações de vídeo ou plataformas que possibilitem reunir amigos e familiares, e ainda, praticar exercícios físicos regularmente ajudam as pessoas serem mais felizes e desfocar do comportamento suicida.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: