Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Quem são os vilões da diabetes?

Postado em 13 de agosto de 2020


Segundo dados do Atlas da Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes, a doença atinge 463 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 46% de pessoas entre 20 e 79 anos não sabem que têm diabetes. Os números são preocupantes, não só pelas complicações que a doença causa, mas porque ela também é um fator de risco para outras enfermidades, como problemas vasculares e o novo coronavírus.

A informação ainda é a melhor arma contra a diabetes. Apesar de não ter cura, o alto nível de glicose no sangue pode ser controlado. É o que explica a nutricionista da Cabergs, Juliana Andrade. Segundo ela, é possível manter a glicemia em níveis normais, com a melhora dos hábitos alimentares e exercícios físicos.

"Para o correto tratamento da diabetes, o paciente precisa manter uma vida saudável e o controle da glicemia sempre em dia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. A atividade física também é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e evitar ganho de peso", explica.

Mas você deve estar se perguntando: e aqueles comentários de que o doce é inimigo da diabetes, são verdadeiros? Afinal, quem são os inimigos da diabetes?

A nutricionista explica que não existem alimentos proibidos; desde que a glicemia não esteja muito alterada, é possível consumir de tudo respeitando quantidades e frequência de consumo.

O açúcar em excesso contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para a diabetes tipo 2. Porém, além de quindim, brigadeiro e outros doces desse tipo, Juliana faz um alerta: "O grande vilão da diabetes é consumo exagerado de carboidratos refinados, como refrigerante, doces, pães, massas, bolos e biscoitos". Isso porque eles contêm o amido, que se transforma em açúcar quando entra no sangue, fazendo subir a glicemia.

Também é necessário ficar atento para não cair na armadilha dos produtos dietéticos. Ainda que isentos de açúcar, eles nem sempre são mais saudáveis e podem, inclusive, ter mais calorias do que o alimento convencional.

Juliana dá uma dica para pacientes de diabetes: "Bom controle da alimentação, evitar ficar muitas horas sem comer, caprichar no consumo de fibras, frutas, verduras e legumes e evitar alimentos ricos em açúcares e ultraprocessados". As bebidas alcoólicas não estão proibidas, mas seu consumo deve ser moderado e sempre acompanhado de um alimento, para evitar a hipoglicemia. O cigarro também deve ser abolido dos hábitos do paciente.

Outro vilão da diabetes é o silêncio da doença. Por isso, Juliana explica que não ter os sintomas não significa não ter a diabetes. "Os sinais e sintomas nem sempre são claros, a diabete mellitus (DM) tipo 2, por exemplo, normalmente é assintomática, por isso é muito importante a aferição da glicemia".

Para encerrar, ela faz um alerta: "O diagnóstico precoce é muito importante, com ele conseguimos tratar e evitar as complicações da doença. Além disso, busque orientação profissional, é necessário a mudança do estilo de vida com uma alimentação equilibrada, para manter o peso adequado e níveis normais de glicose no sangue".

  • Categoria: Alimentação
  • Tags: