Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Quais os tipos de diabetes?

Postado em 06 de agosto de 2020


A diabetes é uma doença crônica que merece sua atenção, pois ela pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, podendo levar à morte.

E você sabe o que é a diabetes?
Ela é uma doença na qual há uma má absorção de insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue.

A maior parte das pessoas que a tem estão divididas em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2; contudo, ainda existe a diabetes gestacional. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Diabetes tipo 1
Neste tipo de diabete, há pouca ou nenhuma liberação de insulina no corpo, logo, a glicose que deveria ser usada como energia fica no sangue. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo. Ela se manifesta mais frequentemente em adultos, mas é importante estar atento, pois crianças também podem apresentá-la. Normalmente, o tratamento consiste em aplicações diárias de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.

Diabetes tipo 2
A diabete tipo 2 costuma aparecer quando o nosso corpo não consegue usar a insulina que produz. Manter um acompanhamento médico para tratar este tipo de diabetes é fundamental, pois podem aparecer outras doenças em consequência dela. O aparecimento dela geralmente está relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Atividade física e uma alimentação balanceada fazem parte da rotina de quem tem este tipo de diabetes.

Diabete Gestacional
A diabete gestacional é temporária e acontece durante a gravidez. Muitas transformações ocorrem no corpo da mulher em decorrência da gravidez e em algumas gestantes as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificado como diabetes tipo 2. Nem sempre os sintomas são identificáveis, por isso é muito importante manter a rotina e as consultas do pré-natal em dia. Através da orientação nutricional adequada e exercícios físicos é possível controlá-la.

ATENÇÃO:
Você já deve escutado falar na Pré-diabetes. Se você se enquadra neste grupo, fique atento, pois aqui os níveis de glicose no sangue ficam mais altos do que o normal. Este é um sinal de alerta, pois esta é única etapa do diabetes que ainda pode ser revertida.

Viva melhor e com mais saúde! Previna a diabetes levando uma vida mais saudável, evitando assim a evolução da doença e o aparecimento de complicações, incluindo o infarto.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: