Nestes dias frios, um chá bem quentinho cai muito bem, não é mesmo? E se for um chimarrão com aquela rapadura perto do fogão à lenha, melhor ainda! Mas cuidado, sem nem mesmo você perceber, estas delícias podem ser vilões! Você já parou para pensar sobre o quão importantes são a sua boca, lábios, glândulas salivares e a sua laringe? Estas são partes do corpo que só nos damos conta da importância quando precisamos delas e não podemos usar ou quando ficam doentes.
Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer – entre homens e mulheres, o câncer de boca responde por 5% de todos os tumores malignos, ocupando a 5ª posição entre os cânceres masculinos. Fatores de risco como o tabaco e o álcool têm grande influência no aparecimento dos cânceres. E, falando especificamente sobre o câncer de lábios, além destes fatores, a exposição aos raios de solares é uma das principais causas deste tipo de câncer, assim como o consumo frequente de bebidas muito quentes, como o chimarrão por exemplo. Manter uma higiene bucal saudável é fundamental para evitar os tumores de boca. Visitar regularmente o dentista é importante, pois ele pode detectar precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral. Além disso, manter as próteses dentárias bem ajustadas e realizar corretamente a escovação dos dentes são apenas alguns dos itens importantes para a saúde bucal.
Você sabia que fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe? Sim! Este tipo de câncer representa cerca de 25% dos casos de tumor de cabeça e pescoço nos homens, e se forma nas cordas vocais, geralmente aparecendo através de uma má alimentação, estresse e mau uso da voz. O sinal de alerta para este tipo de câncer é a rouquidão na voz, que é um tipo de disfonia.
Já o câncer na glândula salivar, segundo o INCA, mesmo representando em torno de 1% dos casos, é um tipo de doença que precisa de atenção, pois ele pode levar ao surgimento de outros tipos de tumores já que ele é provocado por mutações no DNA das células da boca, que se multiplicam em excesso. Sinais como massa ou nódulo no rosto, dor constante no rosto, pescoço ou boca, fraqueza nos músculos do rosto, drenagem de líquido à região auricular, dormência em parte do rosto, pescoço ou boca, podem indicar que algo está errado e seu médico deve ser contato com o máximo de brevidade.
Fique atento a todos sinais que seu corpo emite, eles podem ajudar no diagnóstico precoce dos cânceres de cabeça e pescoço.