Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Descobri que tenho câncer de cabeça e pescoço. E agora?

Postado em 09 de julho de 2020


O primeiro passo, mesmo que seja muito difícil, é manter a calma. Muitas mudanças estão por vir e questionamentos como o tempo de duração do tratamento, como e quando ele acontecerá são perguntas que você fará, certamente.
Nessas horas, a informação é a sua melhor aliada. Muitos casos de câncer contam com grandes chances de cura, sempre variando conforme o estágio em que foi descoberto e qual o seu tipo. Por isso, o conhecimento sobre o assunto afasta medos e inseguranças e melhora a qualidade de vida do paciente.

Converse com o seu médico: uma dica importante é nunca sair da consulta com dúvidas e inseguranças. Mesmo sabendo que seu câncer pode vir a ser muito específico, algumas informações gerais sobre o câncer ajudam a desmistificar a doença. Conversar com outros pacientes e pessoas que superaram a doença são boas alternativas, para conhecer como a doença se comporta em cada pessoa. Procurar a ajuda especializada de um psicológo para auxiliar nessa fase também é uma alternativa, para o paciente superar com mais facilidade cada etapa da doença e do tratamento. Estamos vivendo ainda momentos de incertezas provocados pelo Covid-19 e é importante que o paciente evite o contato com pessoas com suspeita de qualquer tipo de gripe. É fundamental que o tratamento prossiga sem interrupções. Além disso, cuidados como lavar as mãos com frequência, evitar tocar olhos nariz e boca, evitar contato e tocar as pessoas, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e procurar ficar em casa quando for dia de tratamento são dicas importantes para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Na próxima quinta-feira vamos falar sobre os cânceres de lábios, na glândula salivar e laringe.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: