Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Você cuida bem da sua cabeça e do seu pescoço?

Postado em 02 de julho de 2020


Quando pensamos em cânceres, logo vem à mente os mais populares, como o de mama por exemplo. Mas assim como outras partes do corpo, a cabeça e o pescoço também merecem cuidados e atenção. Os tumores de cabeça e pescoço são mais comuns do que você imagina.

Os tumores deste tipo costumam atingir a cavidade nasal, seios da face, boca, bochechas, língua, laringe e faringe. São partes do corpo para as quais muitas vezes esquecemos de dar atenção e os devidos cuidados com a saúde deles. Como não há exames de rotina para identificar este tipo de tumor, ficar atento a alguns sintomas podem servir de alerta como dor para engolir, manchas na boca e rouquidão na voz muito persistente por exemplo.

Quando diagnosticados precocemente, as chances de cura são bem maiores. Esses tipos de tumores malignos correspondem a 3% de todos os tipos de cânceres no brasil. E no caso dos homens, eles representam hoje a segunda maior incidência entre eles.

O câncer não tem uma causa única e pode surgir a partir de fatores externos ou internos, como por exemplo, as condições imunológicas da pessoa e até mutações genéticas. Conforme dados do INCA, entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.

Você pode prevenir o câncer de cabeça e pescoço evitando alguns dos fatores de risco como o álcool e o tabagismo; contudo, um vilão recente vem aparecendo cada vez mais nos índices: o papilomavírus (HPV) tem contribuído com o aumento expressivo da doença, o que pode ser contido com a imunização através da vacina e do sexo seguro com camisinha.

Dê mais atenção ao seu pescoço e à cabeça; se perceber qualquer alteração, procure seu médico. A prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores aliados na cura destes cânceres.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: