Como em qualquer parte do nosso corpo, o sangue também pode desenvolver doenças. Algumas patologias são muito sérias, outras mais simples, mas ambas podem ser diagnosticadas de forma precoce e tratadas.
As doenças mais graves que podem ocorrer no sangue são a Leucemia e os Linfomas.
No caso da leucemia, é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Ocorre principalmente o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais por células anormais e cancerígenas. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Já Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que afetam o sistema responsável por ajudar a combater infecções. Ocorre quando uma célula normal do sistema linfático sofre mutações, passam a se multiplicar sem parar e a se disseminar pelo organismo. Existem mais de 60 tipos de linfomas, que apresentam comportamento e grau de agressividade diversos. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Os primeiros ocorrem em um tipo de célula linfoide conhecido como célula de Reed-Sternberge e acometem mais as pessoas entre 15 e 35 anos e acima dos 55 anos; os segundos são mais comuns em pessoas mais velhas e podem surgir em outras células do sistema linfático.
Estas doenças podem ser silenciosas no início, dependendo de sua agressividade, então fique atento a alguns sintomas:
- Febre ou calafrios;
- Fadiga e fraqueza persistentes;
- Infecções frequentes ou graves;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Nódulos linfáticos inchados;
- Desconforto abdominal, provocado pelo inchaço do fígado ou do baço;
- Hemorragias ou hematomas recorrentes;
- Pequenas manchas vermelhas na pele;
- Pressão ou dor no peito;
- Falta de ar ou tosse.
Outra doença que ocorre no sangue é a Trombose. É ocasionada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. A consequência é o bloqueio do fluxo de sangue causando inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
A Trombose pode ser causada pelo uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, em pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade, cirurgias de médio e grande porte, infecções graves, traumatismo, na fase final da gestação e qualquer outra situação que obrigue a uma imobilização prolongada. Os principais sintomas são dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.
Para fechar esta relação de algumas doenças no sangue, temos a Anemia. Ela é o resultado da falta de glóbulos vermelhos ou de glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. Os sintomas podem incluir fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado.
A prevenção para estas e outras doenças no sangue passam pelos cuidados com a higiene, prática de exercícios físicos regulares, alimentação saudável com ingestão de frutas e legumes e qualidade de sono. Faça os exames de rotina regularmente, tome as vacinas corretamente e conte com a equipe da Cabergs.