
O seu sangue, ele mesmo! Vamos falar sobre ele: você lembra dele com frequência? Ou somente quando ocorre um machucado e ele surge na sua frente? Pois esta parte tão importante do nosso corpo é responsável por levar oxigênio e nutrientes para as células, dentre outras funções.
Neste sentido, vamos lhe convidar para refletir sobre os cuidados com seu sangue. São cuidados relativamente pequenos, mas que fazem grande diferença. Uma noite de sono com aproximadamente oito horas ajuda muito o trabalho do seu sangue, por exemplo. Durante o repouso, ele consegue retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como o gás carbônico produzido na respiração celular), além de conduzir hormônios pelo organismo com mais facilidade.
A alimentação também é uma grande aliada na hora de cuidar do sangue. O consumo de carnes magras possibilitam o aumento de glóbulos vermelhos, sem bagunçar as taxas de colesterol. Feijão e frutos do mar, por exemplo, são alimentos que contém ferro e também ajudam na produção de glóbulos, tanto vermelhos quanto brancos. O mesmo ocorre com vegetais verde escuro, como brócolis, couve e espinafre, que são ricos em ácido fólico.
Refletiu sobre o assunto? Você está cuidando do seu sangue? Sempre há tempo de melhorar hábitos que vão nos proporcionar mais saúde. Ajuste estes detalhes, deixe seu sangue mais forte e facilite o trabalho dele. Nesse sentido, também é imprescindível que você pense sobre compartilhar este fluido tão importante em nossas vidas. Doando sangue você está salvando vidas. Mesmo em tempos de pandemia, é completamente seguro fazer sua doação. Vamos falar sobre isso no próximo BLOG.