Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Qual o papel da família?

Postado em 14 de maio de 2020


Estamos no período em que o frio está chegando e, com ele, vem muita umidade. As paredes e os pisos vertem água e as roupas custam a secar, logo, as doenças respiratórias como gripe, pneumonia, bronquiolite, sinusite, entre outras, aparecem com força. O papel do adulto na prevenção é fundamental, pois são eles os responsáveis por minimizar os fatores de riscos. Existem muitas pesquisas, realizadas entre os anos 2000 e 2015, apontando vários fatores que podem ser o princípio de doenças respiratórias em crianças. Esses estudos constataram que os pequenos com até 5 anos são os mais propensos a desenvolver patologias.

Zelar pela saúde dos pequenos é um ato de amor. Com cuidados simples como manter ambientes ventilados e sem umidade, retirar cortinas, tapetes e pelúcias do quarto, assim como não fumar dentro da residência, são atitudes que contribuem para o controle ambiental, procurando afastar elementos alergênicos. É importante a orientação dos adultos para com as crianças, estimulando a lavagem das mãos e não tocar na boca, olhos e nariz.

É importante citar que o leite materno é umas das maiores defesas para os bebês. A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses da criança contribui para fortalecer do sistema imunológico da criança, ajudando a evitar doenças respiratórias. A atenção à alimentação das crianças maiores também é fundamental, pois uma dieta equilibrada ajuda a fortalecer o organismo. Como medida preventiva, a vacinação é uma poderosa aliada, assim como manter as visitas frequentes ao pediatra, para acompanhar o desenvolvimento da criança, e seguir o calendário de vacinação.

Realizar a prevenção sempre é o melhor recurso para proteger as crianças das doenças respiratórias, evitando assim que evoluam para quadros mais graves. Durante os meses mais frios, intensifique suas atitudes para promover uma boa saúde para todas as crianças.

  • Categoria: Infância saudável
  • Tags: