Algumas escolhas na alimentação podem ajudar a melhorar a qualidade de vida. Manter uma alimentação equilibrada contribui para não deixar cair a imunidade. Estar saudável auxilia na prevenção de diversas doenças. Porém, estar com a alimentação balanceada não quer dizer que a pessoa estará imune ao Covid-19, mas neste caso, o corpo terá os nutrientes necessários para ajudar a combater os vírus em geral.
A Nutricionista Comportamental Karina Costa, em conversa com a Cabergs, ressaltou que os alimentos detêm um papel muito importante, visto que uma alimentação balanceada pode auxiliar no bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Para manter-se saudável ao longo da vida é importante balancear os cuidados com a alimentação e a hidratação, manter atividade física frequente e buscar ao máximo a saúde mental (leia mais sobre saúde mental no blog de 02 de abril
clicando aqui).
A nutricionista Karina Costa destaca ainda que na quarentena é importante observar a nossa sensação de fome e entendermos o quanto ela é real ou se trata de ansiedade. É muito comum, nestes períodos de isolamento social e incertezas, a ansiedade aumentar e algumas pessoas tenderem a "descontar" na comida. Como forma de evitar ou minimizar esses efeitos é importante adquirirmos uma rotina em casa para a alimentação, planejar o que será consumido e comer devagar. Ter atenção plena no alimento na hora das refeições, ou seja, sair do automático evita extrapolar na quantidade e melhoramos na qualidade. Como dica, Karina sugere alguns alimentos que não poderiam faltar na quarentena, que são: carboidratos como arroz, massas (principalmente os integrais), carnes, ovos e peixes, leguminosas como feijão e lentilha, leite e derivados, frutas e verduras, oleaginosas como castanhas, nozes e amendoim, além de água à vontade.
Além destas dicas de alimentação, a prevenção do Covid-19 é fundamental, pois o vírus é transmitido por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado quando ele fala, espirra ou tosse. Por este motivo, é importante continuar seguindo as etiquetas respiratórias.