Falar sobre saúde mental na terceira idade é fundamental para garantir mais bem-estar nessa etapa da vida, até porque muitos problemas físicos derivam do emocional e de uma mente sem preparo. Fortalecer o corpo e a mente é o ingrediente necessário para desfrutar de bons momentos com toda intensidade e principalmente ser feliz consigo mesmo.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 10% das pessoas com idade acima de 60 anos sofrem de depressão. E esse quadro se acentua ainda mais em pessoas acima dos 85 anos. Os principais gatilhos desse número são as experiências de vida negativas. Abusos, traumas, estresse, luto, problemas familiares e o sentimento de impotência ao não conseguir executar algo que era comum quando mais jovem.
O tratamento psicológico
É importante não buscar cuidados médicos apenas quando em caso de doenças, mas de forma preventiva também. O acompanhamento psicológico, por exemplo, deve fazer parte da rotina de cuidados do idoso para manter a saúde mental e emocional positiva.
Problemas como ansiedade e depressão, na maioria das vezes, são tratados e solucionados com o acompanhamento médico. Entretanto, casos como o de Alzheimer e esquizofrenia são crônicos. O tratamento diminui a incidência dos sintomas, mas não há cura.
Se você está agora na terceira idade, ou conhece alguém que chegou a essa fase de vida, procure por um psicólogo e veja como ele pode ajudar e melhorar a sua qualidade de vida!