Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Rastreando a doença

Postado em 14 de novembro de 2019


O rastreamento do câncer de próstata deve começar aos 50 anos de idade na população masculina em geral e a partir dos 45 anos para indivíduos negros ou com familiares diagnosticados com a doença. Os exames preventivos devem ser feitos anualmente ou de acordo com orientação médica. A Cabergs Saúde oferece cobertura de 70% dos exames preventivos para os beneficiários.

Os dois principais exames são o Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado através da coleta de sangue do paciente, e o de toque retal, que permite avaliar se há a presença de nódulos (caroços) na próstata.

Entre os principais objetivos do diagnóstico precoce está a qualidade de vida do paciente. Quando o câncer já está disseminado, o tratamento passa por intervenções que muitas vezes se estendem pelo resto da vida, comprometendo a produção de testosterona. Sem esse hormônio o risco de doenças cardiovasculares, impotência sexual, osteoporose e dificuldades cognitivas são maiores.

Após analisar os exames de rastreamento, o médico urologista realiza a biópsia da próstata para dar o diagnóstico correto. Por meio da biópsia é possível analisar se os fragmentos extraídos contêm células tumorais. O tratamento depende do estágio da doença e da saúde em geral do paciente.

  • Categoria: Saúde do homem
  • Tags: