Durante esse mês vamos falar sobre prevenção e combate do câncer de próstata, o tipo mais frequente no homem, representando quase 30% dos casos da doença no sexo masculino quando se exclui os cânceres de pele não melanoma.
As taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido a dois motivos: aumento da expectativa de vida da população e melhoria da capacidade diagnóstica. Por isso, é tão importante abordarmos esse assunto.
Segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, 1 em cada 7 homens terá câncer de próstata, o que reafirma a relevância dos exames diagnósticos, já que a prevenção nem sempre é uma possibilidade.
Alguns estudos revelam que a prática de atividade física e a prevenção da obesidade reduzem o risco de desenvolver a doença.
No entanto, o diagnóstico precoce ajuda a diminuir os casos de morte e eleva as taxas de cura para 90%. Por isso os homens devem consultar regularmente o médico a partir dos 50 anos quando não há histórico familiar da doença.
A presença de um familiar de primeiro grau com o diagnóstico de câncer de próstata deve acender o sinal de alerta, pois aumenta em duas vezes a chance de apresentar a doença. Se forem dois familiares, essa chance aumenta em cinco vezes. Nesses casos, o acompanhamento médico deve iniciar aos 45 anos.
Você pode contar com a Cabergs Seguros, que reembolsa 100% das despesas de dois exames preventivos anuais para os beneficiários ou dependentes: PSA Livre e o PSA Total.