O tratamento do câncer da mama varia de acordo com o estágio da doença e com as condições do paciente. Ele pode ser chamado de terapia local, quando visa tratar o tumor localmente por meio de cirurgia e radioterapia sem afetar o resto do corpo, ou de terapia sistêmica. Nesse caso, se refere ao uso de medicamentos que podem ser administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea por meio da terapia alvo, da quimioterapia ou da terapia hormonal.
O tratamento é escolhido pelo médico de acordo com o tipo de câncer, o estágio da doença e as condições da paciente. No entanto, é importante discutir todas as opções, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades da mulher. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão: a queda de cabelo; o enfraquecimento das unhas; descamação da pele em algumas partes do corpo; enjoo e sensação de mal-estar. Sintomas depressivos e de ansiedade também podem aparecer.
No entanto, devemos lembrar que os efeitos colaterais são reversíveis e existem medidas que podem ser feitas durante o tratamento para amenizá-los. Por isso, converse abertamente com o seu médico sobre cada um deles e, principalmente, sobre como enfrentá-los. O amparo da família e dos amigos nessa etapa é fundamental. A Cabergs Seguros também faz parte dessa rede de apoio, e garante a segurada o pagamento de uma indenização, em decorrência de Diagnóstico Definitivo de Câncer Primário de Mama.
Por fim, não tenha vergonha de procurar um acompanhamento psicológico. Estar saudável mentalmente faz toda a diferença na vitória sobre o câncer de mama.