Como já vimos aqui no blog anteriormente, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para o câncer de mama. No entanto, existem outros fatores que aumentam as chances da doença.
Entre os fatores comportamentais, podemos citar a falta de uma alimentação saudável, o sedentarismo e a exposição frequente a radiações ionizantes. Entre os fatores reprodutivos e hormonais estão a primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55, uso de contraceptivos hormonais e ter feito reposição hormonal pós-menopausa são relevantes.
Também é importante levar em consideração os fatores genéticos e hereditários. Histórico familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos, e alterações genéticas, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, devem acender o sinal de alerta.
A mulher que se identifica com um ou mais desses fatores de risco não terá, necessariamente, a doença, mas tem grandes chances de desenvolvê-la. Por isso, deve estar atenta e manter seus exames preventivos sempre em dia. A Cabergs Seguros reembolsa 100% das despesas dos exames preventivos para as beneficiárias ou dependentes.