O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois somente do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
A prevenção ainda é o melhor caminho no combate à doença. Por isso, a Cabergs cobre 70% das despesas com exames preventivos de suas beneficiárias, além de oferecer uma ampla rede credenciada, relacionada no aplicativo e no site da instituição.
Mas você sabia que existem vários tipos de câncer de mama? Por isso, a doença pode evoluir de diferentes maneiras. Às vezes de forma mais rápida, outras vezes mais lentamente, dependendo das características próprias de cada tumor. No entanto, todos eles têm a mesma origem: a multiplicação desordenada de células da mama, gerando anomalias.
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, pelos seguintes sinais e sintomas:
¿ Nódulo fixo e geralmente indolor.
¿ Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
¿ Alterações no bico do peito.
¿ Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
¿ Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Ao notar qualquer um desses sintomas, a paciente deve procurar um médico imediatamente.
É importante que as mulheres observem suas mamas, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. A atenção das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Também é indispensável manter sempre os exames preventivos em dia.