Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

O papel do profissional de saúde na prevenção ao suicídio

Postado em 19 de setembro de 2019



O suicídio é uma preocupação que acompanha a humanidade há muito tempo e está baseado em alterações comportamentais. Erradicar esse problema implica na identificação da ideia prevalente do ato, em que o indivíduo perde a esperança e acredita que a morte é a única solução.

Dessa forma, a atuação profissional na detecção precoce do risco de suicídio, seguido por uma assistência adequada, pode levar a um alto índice de prevenção de mortes por essa causa. E não somente psicólogos, psiquiatras e psicanalistas podem atuar nessa prevenção. Enfermeiros e médicos generalistas podem ser os primeiros a perceber os sinais de que uma pessoa cogita suicídio. A abordagem correta por quem presta o primeiro atendimento a pacientes em tratamento por algum transtorno psiquiátrico grave é peça-chave na prevenção de tentativas.

Por isso, os profissionais da saúde devem demonstrar empatia ao sofrimento, evitar julgamento moral e, diante de sinais de risco, conversar cautelosamente sobre o tema com o paciente. O profissional precisa ter paciência para ouvir e não desqualificar quem sobreviveu a uma tentativa ou ameaçou cometer suicídio.

  • Categoria: Saúde Mental
  • Tags: