Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Doação de Leite Materno

Postado em 29 de agosto de 2019



Você sabia que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia? Dependendo do peso do prematuro, um mililitro já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Essa atitude simples faz muita diferença na vida de bebês que, por algum motivo, não puderam receber o leite das suas mães. Isso porque o leite materno doado aumenta as chances de crianças prematuras se recuperarem mais rapidamente, além de protegê-las de infecções, diarreias e alergias. 

Para ser uma doadora, basta que a lactante procure o Banco de Leite Humano mais próximo à sua residência e informe-se sobre o processo correto. A doação de leite humano passa pelo processo de coleta, processamento e, só após, é distribuído. Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança. É importante lembrar que a doação não provoca falta de leite, pois quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela irá produzir.

Fique atento ao perigo da Amamentação Cruzada
Muitas mulheres com leite excedente optam por doar diretamente para outro bebê, cuja mãe apresente alguma dificuldade com o aleitamento. No entanto, essa prática, não é recomendada. Contraindicada formalmente pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida a prática, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças infectocontagiosas, sendo a mais grave o HIV/Aids.

  • Categoria: Mamãe e Bebê
  • Tags: