Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Dificuldades na amamentação

Postado em 22 de agosto de 2019



Às vezes amamentar não é uma tarefa simples e surgem obstáculos que dificultam ou até interrompem esse processo. Essas dificuldades podem ser de ordem fisiológica, como mastite ou fissuras no seio, por exemplo.

A mastite é uma infecção que geralmente acarreta dor e desconforto no seio. Pode ser causada por bactéria em contato com o mamilo, devido a uma técnica de amamentação incorreta ou ao ducto lactífero bloqueado. Os sintomas são semelhantes ao da gripe, seguidos de dor nos peitos e febre. O tratamento é feito por antibióticos indicados pelo médico.

O ingurgitamento das mamas, conhecido como leite empedrado também pode ser um problema. Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, a mulher produz mais leite do que a criança consome. Esse excesso cria nódulos nos seios e axilas, que doem e incomodam. Uma boa opção é retirar o excedente durante o banho, fazendo massagens nos seios ou extraindo o leite manualmente e com bombinhas tira-leite.
A pega errada do bebê é um dos maiores problemas da amamentação e por muitas vezes gera fissuras e dores nas mamas. O bebê não deve apenas pegar o bico dos seios, mas precisa abocanhar a maior parte da aréola, com os lábios em forma de "peixinho" e deixando o queixo encostar na mama. Se a mãe tiver dúvidas, a dica é procurar ajuda com o seu médico.

Agitação, cansaço e estresse também podem atrapalhar a amamentação. As emoções afetam a lactação por meio de mecanismos psicossomáticos específicos, já que os hormônios do estresse inibem a ação dos hormônios responsáveis pela produção e descida do leite. Por isso é importante que a mulher esteja atenta às suas emoções e se sinta confortável para falar sobre elas. É importante que a mãe seja ajudada pela família.

Ainda assim, caso ela não consiga amamentar por algum motivo, é importante que não se sinta culpada por isso. Nada é mais importante para o bebê do que a troca de amor e o carinho entre mãe e filho.

  • Categoria: Mamãe e Bebê
  • Tags: