Repouso, hidratação e boa alimentação são fundamentais no tratamento de todos os tipos de hepatite. O paciente deve também conversar com um médico e só tomar medicações autorizadas por ele.
A restrição no uso de medicamentos nesta fase ocorre porque o fígado doente não consegue metabolizar corretamente os fármacos, aumentando as chances de produzir ainda mais toxinas, prejudicando o organismo.
Também é terminantemente proibida a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica, mesmo em pequenas doses.
Hepatite A
Um dos sintomas da hepatite A é a falta de apetite que piora no final do dia, portanto, deve-se apostar numa boa ingestão de líquidos e de alimentos sólidos. A alimentação intravenosa é necessária no estágio agudo, quando o paciente tem vômitos persistentes e não consegue manter a ingestão oral.
Hepatite B
O tratamento para hepatite B é feito com uma medicação específica para terapia antiviral e é administrado de forma oral. Porém, em casos leves e moderados não é aconselhada esta terapia.
Hepatite C
O tratamento para a hepatite C deve ser feito de acordo com a orientação do hepatologista ou infectologista. Também é importante ter uma dieta adequada para evitar danos maiores ao fígado.
Hepatite D
O tratamento da hepatite D é feito da mesma forma que para a hepatite B, pois o vírus da hepatite D depende do vírus da hepatite B para se replicar. Por isso, é importante ficar em repouso, seguir uma dieta equilibrada e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Hepatite E
A hepatite E normalmente é solucionada pelo próprio organismo, sem haver necessidade de tomar medicamentos, sendo apenas necessário repousar, beber bastante líquidos e ter uma alimentação adequada.