Hepatite A
A hepatite A é uma doença contagiosa. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue. A doença é totalmente curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações médicas.
Hepatite B
A hepatite do tipo B é causada pelo vírus B (HBV), presente no sangue, no esperma e no leite materno. Por isso é considerada uma doença sexualmente transmissível. Entre as causas de transmissão estão:
¿ Relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada.
¿ Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
¿ Compartilhamento de material perfurante ou cortante.
¿ Transfusão de sangue contaminado.
Hepatite C
A hepatite C está presente no sangue e tem as mesmas formas de transmissão que a hepatite B.
Quando a infecção persiste por mais de seis meses, o mais comum em até 80% dos casos é que se caracterize a evolução para a forma crônica. O tratamento depende do tipo do vírus e do comprometimento do fígado. Para isso, é necessária a realização de exames específicos de acordo com a orientação médica.
Hepatite D
A hepatite D depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. A gravidade da doença depende do momento da infecção pelo vírus D. Pode ocorrer ao mesmo tempo em que a contaminação pelo vírus B ou atacar portadores de hepatite B.
Hepatite E
De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é transmitida por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
Na maioria dos casos, a doença não requer tratamento, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas, além de se recomendar repouso e dieta pobre em gorduras. A internação só é indicada em pacientes com quadro clínico mais grave, principalmente mulheres grávidas.