A doação de sangue envolve muitas dúvidas e alguns mitos. A falta de informação acaba dificultando a atitude voluntária das pessoas. Por isso, listamos algumas curiosidades sobre o assunto para você ficar bem informado.
1.Doar sangue não engrossa nem afina o sangue, isso é apenas um mito.
2.Ao contrário do que muitas pessoas pensam, doar sangue não engorda nem emagrece.
3.Períodos menstruais não impedem a doação de sangue.
4.Uma vez coletado, o sangue é dividido em até quatro componentes:
Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO), que podem ser utilizados como produto terapêutico em até quatro pacientes diferentes. Todo sangue coletado é testado e só é liberado para uso após comprovada a sua segurança.
5.O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens.
6.O peso corporal mínimo determinado para a doação de sangue é de 50 kg pois o volume total de sangue que corre no corpo humano é principalmente baseado no peso do indivíduo. Como a doação gira entre 10 e 15% do sangue total que a gente tem no corpo, quando a pessoa tem menos de 50kg aquele volume padrão da doação pode significar mais do que 15%, trazendo o risco de mal-estar durante ou após a doação de sangue.
7.Indivíduos com sangue tipo O - são considerados doadores universais, ou seja, podem doar para pacientes com qualquer tipagem sanguínea
8.Nenhuma medicação ou tratamento pode substituir o sangue. Por isso a doação é tão importante.