Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a poluição no mundo tem aumentado ano após ano. Essas impurezas contidas no ar, além de serem um combustível para as doenças respiratórias, afetam também a saúde de nossos olhos.
Estudos revelam que níveis altos de poluição atmosférica causam alterações nas glândulas da pálpebra e interferem na qualidade da lágrima, diminuindo a proteção dos olhos e aumentando as chances de infecções oculares como conjuntivite, por exemplo.
Como é difícil evitarmos locais sem poluição, separamos algumas dicas para você manter a sua saúde ocular em dia:
1. Consulte o oftalmologista regularmente: durante a infância, as consultas devem ser realizadas anualmente, caso o médico não indique visitas mais frequentes. Após isso e caso não haja histórico familiar de doenças oculares, as consultas podem ser realizadas a cada dois anos. A partir dos 40 anos de idade, voltam a ser anuais.
2. Não fume: catarata e degeneração macular relacionadas à idade estão fortemente associadas ao cigarro, que pode ser um fator agravante da catarata devido à entrada de produtos químicos através da superfície ocular.
3. Use óculos escuros com filtros para os raios ultravioleta: principalmente durante a exposição prolongada ao sol, pois a radiação solar é um fator de aparecimento de catarata e pterígio, prejudicando a visão.
4. Use óculos com grau atualizado: usar os óculos com grau correto evita dores de cabeça e cansaço ocular durante a leitura, tanto em crianças quanto em adultos.
5. Lave as mãos com frequência: as mãos são a principal fonte de disseminação da conjuntivite, uma infecção ocular muito frequente e de fácil contágio. Por isso, evite coçar os olhos e lave sempre as mãos.
6. Faça pausas curtas durante a leitura: isso evita os sintomas da síndrome do olho seco. A cada 20 minutos de estudo ou do uso de algum equipamento eletrônico, faça uma pausa de 20 segundos.
7. Não durma com lentes de contato: há risco de infecções por vírus, bactérias, fungos ou amebas.
8. Não use maquiagem de terceiros: maquiagem é um item de uso pessoal e não deve ser compartilhada com outras pessoas, pois pode disseminar infecções como conjuntivite e herpes ocular. Bactérias e vírus causadores de infecções oculares se multiplicam rapidamente em maquiagens pastosas e líquidas. Além disso, nunca use maquiagem aberta há mais de três meses, pois pode ocorrer proliferação de fungos e bactérias.