Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

O apoio da família é fundamental para pessoas com problemas de saúde mental

Postado em 21 de março de 2019


A família é a primeira referência de proteção e socialização de uma pessoa. É nela que se inicia o aprendizado dos afetos e das relações sociais. A presença do sofrimento mental no ambiente familiar provoca mudanças nas rotinas, hábitos e costumes da família, por isso é tão importante que as famílias também recebam apoio, esclarecimento e tratamento pela equipe multidisciplinar.

O cuidado é o elemento chave para transformar o modo de viver e sentir de alguém que enfrenta problemas relacionados à saúde mental. A mobilização entre médicos, pacientes e família facilita a comunicação e o desenvolvimento do tratamento, além de apresentar resultados muito mais eficazes.

Um estudo realizado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo aponta que a recuperação e o tratamento de pessoas que passaram por problemas relacionados à saúde mental podem ter melhores resultados quando o paciente conta com o apoio da família. A pesquisa afirma que demonstrações de apoio, compartilhamento de sentimentos e trocas afetivas e, ainda, a correta supervisão dos medicamentos e comportamentos do paciente são algumas atitudes que influenciam diretamente a recuperação.

Assim fica claro que o apoio e a participação da família são a base para uma boa estrutura emocional para o paciente, tanto para a prevenção de crises, quanto para a sua manutenção e recuperação. Portanto, a família colabora na adequação do paciente ao tratamento e sua consequente melhora.

  • Categoria: Saúde Mental, Sua saúde
  • Tags: