
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é o estado de bem-estar que alcançamos mesmo lidando com stress rotineiro da vida. Ou seja, a saúde mental é entendida não só como a ausência de doença, mas é sentir-se bem física, mental e socialmente. Como todos somos pessoas diferentes, com especificidades próprias, este sentimento de bem-estar vem de maneiras diferentes para cada um de nós. Por isso, o conceito de saúde não é igual exatamente para todas as pessoas, depende do indivíduo, dos contextos econômicos, sociais, culturais e políticos onde se encontra inserido.
Normalmente tendemos a separar a saúde física da mental. Porém, elas estão totalmente interligadas; não há saúde física sem saúde mental. Contudo, o que não se resolve na mente, o corpo pode transformar em doença.
A saúde mental é então fundamental para a saúde em geral. Uma pessoa bem consigo e com os outros responde positivamente aos desafios e exigências e desempenha suas atividades de maneira bem mais eficaz.
Em determinadas situações é difícil manter a saúde mental. Rupturas, perdas e conflitos podem nos desestabilizar emocionalmente por algum período, o que não nos torna necessariamente doentes mentais. Procurar ajuda dos profissionais de saúde mental nestes momentos de sofrimento é o primeiro passo para pensar e resolver essas questões. Assim é possível encontrar a harmonia necessária para sermos o mais saudável possível em todas as áreas da vida.