Durante este mês falamos bastante das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). E no último blog de fevereiro, reunimos as principais informações sobre esse assunto.
Vamos conferir o que todo mundo precisa saber sobre as ISTs.
- Você pode saber se tem uma IST em poucos minutos:
Atualmente é possível ficar sabendo em poucos minutos se você tem uma IST. O teste rápido é um exame sorológico realizado em período inferior a 30 minutos. Além de ser um procedimento confiável e de fácil execução, ele dispensa a estrutura laboratorial. Os testes são realizados com amostra de sangue que pode ser obtida da polpa digital, a partir de um pequeno furo na ponta dos dedos, ou com saliva.
- Janela imunológica:
Janela imunológica é o tempo compreendido entre o início da infecção e a detecção de anticorpos ou genomas virais nos testes sorológicos. Geralmente ela é de 30 dias, podendo se estender por alguns meses.
Durante esse período os testes podem não detectar a infecção. No caso de testes de fluido oral, utilizado para detecção do vírus HIV, a janela pode chegar a três meses. Dessa maneira, se a testagem for feita poucos dias após a ocorrência de relação sexual desprotegida, sem o uso de preservativo, ou logo após outros comportamentos de risco, é aconselhável repetir o teste rápido pelo menos um mês depois dessas ocorrências.
- É possível contrair IST no estúdio de tatuagem e piercing:
Os procedimentos realizados em estúdios ou gabinetes de tatuagem e piercing devem seguir um padrão rigoroso de higienização, para que não exponham os clientes a nenhum risco. Agulhas e demais instrumentos utilizados, se não forem mantidos em embalagens esterilizadas, poderão levar a transmissão de diversas infecções. Por isso, é fundamental que o cliente presencie a abertura de agulhas e lâminas descartáveis e se certifique que o estabelecimento é regularmente inspecionado pela vigilância sanitária.
- Preservativo é um método 100% seguro e efetivo de prevenção às ISTs:
O uso do preservativo é essencial em qualquer ato sexual, seja ele masculino ou feminino. A única forma de evitar a troca e contato de fluidos durante a relação sexual é através da camisinha.
FONTE:
https://sexusufs.wordpress.com/2018/08/21/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-as-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist/