Saiba mais sobre algumas ISTs
Como já falamos aqui no blog, o principal meio de contágio das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é o sexo desprotegido com uma pessoa infectada. Essas infecções podem gerar sérios danos à saúde.
Vamos conhecer um pouco sobre algumas ISTs:
- Herpes genital: é uma doença sexualmente transmissível que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculino e feminino. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente será eliminado porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação. Além disso, como se esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não tem acesso a ele.
- Sífilis: é uma IST curável e exclusiva do ser humano que pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou o parto. O teste rápido de sífilis é prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial.
- Gonorreia e infecção por clamídia: são ISTs causadas por bactérias e estão associadas na maioria das vezes, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos. Essas infecções, quando não tratadas, podem causar infertilidade, dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas (ectópica), entre outros danos à saúde. Os sintomas são: dor ao urinar, corrimento amarelado ou claro fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. Os homens podem apresentar ardor e esquentamento aquecimento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.
- Infecção pelo HIV: o vírus HIV ataca o sistema imunológico. Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar dele, porém, o tratamento feito corretamente pode proporcionar uma vida normal ao paciente. Mas atenção, ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. A AIDS é uma síndrome desenvolvida a partir do estágio mais avançado do HIV, quando a pessoa infectada pelo vírus não é submetida ao tratamento indicado.
- Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV): o HPV pode ser transmitido pelo contato direto com a pele nas relações sexuais. Ele provoca desde o aparecimento de verrugas na pele e nas mucosas, protuberâncias nas cordas vocais parecidas com cogumelos, além de lesões que podem oferecer baixo risco de malignidade, até doenças graves como o câncer do colo do útero.
- Hepatites virais B e C: são inflamações no fígado causadas vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo. Elas podem ser transmitidas por meio do sexo desprotegido e pelo sangue, através do compartilhamento de objetos contaminados em que não se aplicou as normas adequadas de biossegurança.
É muito comum que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum sintoma. Caso ocorra são os mesmos das outras hepatites: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, dores no corpo, evoluindo para icterícia (amarelão) e dor abdominal.
FONTES:
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist/gonorreia-e-infeccao-por-clamidia
https://cevs.rs.gov.br/hepatites-bc
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/herpes-genital/