Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

O que são ISTs?

Postado em 07 de fevereiro de 2019


Em fevereiro a Cabergs vai falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Vale lembrar que esse é o novo termo usado pelos órgãos de saúde e substitui as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Isso porque a letra "D", de "DST", é a abreviatura de doença, a qual implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já "Infecções" podem ser assintomáticas e detectadas apenas por meio de exames laboratoriais.

Essas infecções são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso do preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST também pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Segundo o Ministério da Saúde, quando não há nenhuma ação de prevenção este risco de transmissão é de 20%. Já quando a gestante realiza o acompanhamento médico, a possibilidade de infecção do bebê é menor que 1%.

Alguns exemplos de ISTs são: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. Elas podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos ou verrugas anogenitais.

O uso da camisinha em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C. O tratamento melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

FONTE: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: