Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Como tratar a obesidade

Postado em 01 de fevereiro de 2019


O primeiro passo para o tratamento da obesidade é a conscientização do obeso. Não somente fazê-lo entender o sobrepeso e os malefícios para a saúde, mas demonstrar que ele é capaz de superar e vencer a doença, mudando a forma de pensar, os hábitos e o estilo de vida em geral. Parecem mudanças difíceis de adotar, mas com orientação médica adequada e apoio da família e amigos, aos poucos, pequenas atitudes geram grandes transformações.

Em primeiro lugar deve-se procurar acompanhamento multiprofissional com endocrinologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico. Dessa forma é possível identificar os fatores desencadeantes da obesidade e realizar um novo projeto de vida, com metas a alcançar.

O objetivo é conscientizar o paciente da necessidade de trocar o sedentarismo e a má alimentação por hábitos de vida mais saudáveis, que contemplem atividade física e dieta balanceada. É preciso ter persistência e paciência para garantir o sucesso neste tratamento.

Nos casos em que a obesidade traz prejuízos à saúde e o tratamento clínico se mostra ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O método, conhecido popularmente como "redução de estômago", reúne técnicas já testadas e aprovadas pela medicina e são destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal. Porém, existem vários tipos de cirurgias disponíveis e cabe ao médico apresentá-los ao paciente e recomendar o mais apropriado e seguro.

Independentemente do método indicado pelo médico, o tratamento da obesidade envolve, inevitavelmente, mudança de estilo de vida. Atualmente as academias oferecem diversos tipos de atividades físicas diferentes. Aqueles que não gostam de academias podem fazer caminhadas, corridas ou andar de bicicleta ao ar livre. Outra opção também é escolher um esporte que lhe dê prazer e começar a praticá-lo. O exercício físico em uma frequência de, pelo menos, três vezes por semana já faz toda a diferença.

Deixar as extravagâncias gastronômicas apenas para ocasiões bem especiais também é importante. No dia a dia, escolha frutas, legumes, verduras, carboidratos integrais, alimentos com pouco açúcar e sódio e evite as frituras. Dessa forma é possível viver com muito mais qualidade de vida.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: