Estar alguns quilinhos acima do peso ideal é comum na maioria das pessoas, porém, estar muito acima pode gerar uma série de problemas graves. Já está comprovado que doenças como hipertensão, diabetes, problemas no fígado e articulações estão ligadas, em alguns casos, à obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade cresceu 60% em dez anos.
O excesso de peso sobrecarrega todo corpo, ocasionando doenças. Além disso, alguns problemas de saúde, não associados diretamente à obesidade, podem se agravar.
Veja cinco problemas causados pela obesidade:
1.Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são as que mais afetam os obesos. O excesso de tecido adiposo (gordura) causa inflamações responsáveis pela exaustão do sistema cardiovascular. Também pode causar hipertrofia, ou seja, quando o coração aumenta de tamanho para dar conta do esforço necessário para bombear o sangue, podendo esse quadro evoluir para insuficiência cardíaca.
2.Diabetes
A diabetes está associada ao alto consumo de carboidratos, que pode causar a exaustão do pâncreas e a resistência à insulina. Ela é caracterizada pela grande quantidade de glicose no sangue e a deficiência na produção de insulina, hormônio responsável por manter o índice de glicemia adequado. A doença tem vários sinais de alerta que chamam a atenção, como o acúmulo de gordura na região abdominal, além de sintomas incomuns: sede excessiva, muita vontade de urinar, sinais na pele e fome constante.
3.Hipertensão
A pressão alta é um dos problemas causados pela obesidade. Conhecida como hipertensão, ela acontece quando os níveis tensionais na corrente sanguínea aumentam dificultando a circulação do sangue pelos vasos do corpo. Isso faz com que o coração trabalhe de forma acelerada e com mais potência.
4.Problemas no fígado
O fígado é responsável pela metabolização de macro e micronutrientes. Porém, quando ele é sobrecarregado, não consegue mais executar sua função corretamente. O aumento de células de gordura faz com que elas sejam distribuídas de forma irregular pelo corpo, podendo ficarem estocadas no fígado. Esse acúmulo de gordura pode causar problemas como hipertensão, diabetes, fibrose e cirrose hepática não alcoólica.
5.Articulações
O excesso de peso exige mais das articulações, o que faz com que elas se desgastem mais facilmente. Com as cartilagens deterioradas, existe um atrito entre os ossos, o que provoca dores, rigidez, inchaço e inflamações, que dificultam a mobilidade da pessoa com obesidade. As partes mais afetadas costumam ser os pés, tornozelos, joelhos e quadril.
Esses são apenas alguns dos problemas que podem ser causados pela obesidade. Por isso, é tão importante cuidar da saúde, priorizar alimentos saudáveis e praticar atividades físicas.