O sedentarismo e os distúrbios alimentares são os principais fatores que levam à obesidade e, para combatê-la, a prática de exercícios físicos é fundamental. Ela melhora a autoestima e o nível de concentração, além de fazer com que os reflexos se tornem mais rápidos e a memória fique mais apurada.
As atividades físicas também ajudam a regular a taxa de açúcar no sangue, o que reduz o risco de diabetes, retardam o processo de envelhecimento e auxiliam na construção e na manutenção da massa óssea.
Os benefícios da atividade física para pessoas obesas incluem queima de calorias e perda de peso, manutenção da tonificação dos músculos, melhora do metabolismo e da circulação, diminuição do apetite e do estresse, melhora da qualidade do sono e prevenção dos problemas de pressão sanguínea e de colesterol alto.
A principal recomendação para quem enfrenta o excesso de peso é a combinação de exercícios aeróbicos, musculação e alongamento. Nas atividades aeróbicas, que incluem caminhada, corrida, ciclismo e natação, a utilização de lipídios como fonte de energia aumenta e auxilia na redução dos depósitos de gordura e, consequentemente, na redução do peso corporal.
Já atividades que exigem força e resistência muscular, como a musculação, favorecem de forma significativa o aumento do metabolismo. No entanto, vale ressaltar que somente um profissional especializado poderá orientar e descobrir o que mais se adequa a cada indivíduo.
Esse cuidado é importante, pois quando uma pessoa que sempre levou uma vida sedentária inicia bruscamente qualquer exercício que exija alto esforço físico, ela pode sofrer danos à saúde. Para garantir a eficácia dessas atividades, é necessário que a prática seja de forma regular e de intensidade moderada, para não gerar danos à saúde. Além disso, é indispensável passar por uma avaliação médica.