Quando se fala em câncer, é comum que nossos pensamentos estejam focados nos aspectos físicos da doença como a rotina de sessões de quimio ou radioterapia, a queda de cabelo, a perda de peso etc. Porém, a saúde mental da paciente e dos seus familiares também precisa de atenção.
Embora cada pessoa responda de uma forma diferente, quem recebe um diagnóstico de câncer muitas vezes experimenta várias emoções que são comuns como o estresse, a ansiedade e o medo, além de questões relacionadas à autoimagem. Essas emoções causam grande impacto na saúde emocional e podem produzir fases de luto neste processo.
Por isso, uma parte fundamental durante essa etapa da vida é o apoio familiar. Quando a família e os amigos tornam-se verdadeiros parceiros, enfrentar o câncer torna-se menos doloroso. Essa participação favorece a aceitação da doença e a reabilitação, influenciando diretamente na melhora da qualidade de vida da paciente.
Além disso, o suporte psicológico durante todas as fases do tratamento pode ser tão importante quanto a medicação. Um profissional que cuide da mente pode identificar sentimentos difíceis de serem expressados e saberá indicar a melhor forma de superar essa fase.
Por isso, se você conhece alguém que está enfrentando o câncer, ofereça ajuda e seja presente. Se você é a paciente, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Não há nada de errado em precisar de suporte para vencer a doença. Será melhor para você e para todos que você ama.