Durante todo o mês de agosto, vimos aqui no blog da Cabergs que uma rotina de higiene adequada é importante para sua saúde oral em todas as fases da vida, não é mesmo? Agora vamos conhecer 10 hábitos comuns no nosso dia a dia, mas que são prejudiciais a nossa boca.
Roer as unhas
Roer unhas é absolutamente prejudicial, pois desgasta os dentes, além de levar germes, fungos e bactérias que vivem abaixo da unha, até a boca. Então, se você quer preservar o seu sorriso e a deixar suas unhas mais bonitas, o melhor é controlar essa mania.
Usar palito de dentes
Usar o palito logo após a refeição ainda é muito comum. No entanto, é hora mudar esse hábito. Pelo seu formato pontiagudo, o palito pode machucar a região da gengiva e causar lesões. Procure dar preferência pelo fio dental, que esse é feito exatamente para atender o objetivo de limpar os dentes e não oferece riscos.
Abrir garrafas com os dentes
Abrir uma garrafa com a boca pode danificar os dentes e, até mesmo, causar a queda deles. Pode provocar também a quebra de restaurações ou mesmo um corte na gengiva ou lábios.
Não ir ao dentista
A visita periódica ao dentista auxilia na prevenção de doenças e diagnósticos precoces. Por isso, deixar de ir ao dentista é uma péssima decisão se você preza pela sua saúde oral. O ideal é fazer uma consulta pelo menos a cada 6 meses. Adiar esse momento pode piorar a situação de uma doença.
Esquecer de beber água
Você bebe água com frequência ou limita-se com dois ou três copos por dia? Se você está mais para a segunda opção, saiba que esse seu hábito precisa mudar. A água é muito importante para a saúde bucal. Ela auxilia na produção de saliva e melhora a limpeza natural dos seus dentes, removendo os restos de alimentos que podem ser um gatilho para a cárie.
Usar a mesma escova por muito tempo
É recomendado que se troque a escova dental a cada três meses. Mas nem sempre esse prazo é ideal para todos os tipos de escova. O melhor é observar se ela não está com as cerdas desgastadas, caso esteja, essa é a hora de trocar.
Mastigar sempre do mesmo lado
Mastigar os alimentos sempre do mesmo lado pode prejudicar a arcada dentária e até desajustá-la. Por isso, é importante variar no lado em que você usa para mastigar. O problema na arcada, quando não tratado, pode atingir a musculatura e causar problemas na articulação da mandíbula.
Escovar os dentes com muita força
Muita gente pensa que para limpar bem os dentes, deve fazer força na hora da escovação, mas isso não é verdade. Escovar os dentes com muita força pode levar à retração na gengiva e até ao desgaste do dente. A dica é utilizar uma escova com as cerdas macias e fazer a limpeza com movimentos suaves, percorrendo todos os lados dos dentes.
Fumar
Além de todos os malefícios que esse vício pode causar os cigarros podem provocar manchas nos dentes, língua e mucosa, mau hálito, agravamento da doença periodontal e até câncer de boca.
Má alimentação
Alguns hábitos alimentares podem prejudicar severamente os dentes. Por exemplo, atitudes como a ingestão excessiva de doces e "petiscar" o dia inteiro, podem aumentar o risco de cárie dentária. Tomar refrigerantes e beliscar lanchinhos aumentam a taxa de ataques ácidos nocivos ao esmalte dentário.