Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Saúde oral na primeira infância

Postado em 16 de agosto de 2018



Após o nascimento do bebê é essencial garantir a higiene oral diária, mesmo antes da erupção dos primeiros dentes de leite. Os pais devem limpar as gengivas e mucosas da criança com uma gaze umedecida em água morna, usando o dedo indicador, pelo menos uma vez por dia, preferencialmente à noite. Quando os primeiros dentes começam a nascer, por volta dos seis meses de idade, é hora de iniciar a escovação. A escova de dente deve ter cabeça pequena e cerdas suaves, indicadas para bebês. Outra opção muito utilizada é dedeira de silicone. Já o creme dental deve ser indicado pelo Odontopediatra.

Fique atento à chupeta. Estudos apontam que o uso desse acessório de um a 24 meses é o fator mais associado ao desmame precoce e pode acarretar outros problemas. Esses estudos afirmam que podem surgir alterações no desenvolvimento da linguagem oral, com impacto negativo nos sons da fala. Além disso, o uso de chupeta por crianças com mais de três anos pode causar alteração na arcada dentária, que costuma ficar com mordida cruzada.

Em relação aos dentes de leite, ao contrário do que muitos pais pensam, o cuidado com eles é fundamental. Eles são importantes para o desenvolvimento maxilar, da dentição permanente, da mastigação e da dicção, possibilitando um crescimento físico, psíquico e social. A perda prematura de dentes de leite pode levar ao aparecimento de problemas de falta de espaço para a erupção dos dentes definitivos.

  • Categoria: Saúde bucal
  • Tags: