A higiene oral é fundamental em todas as etapas da vida. Não seria diferente durante a gestação. Nesse período, a necessidade de cuidarmos bem da nossa boca torna-se ainda mais importante. Porém, é fundamental ficar alerta: há muitos mitos sobre o assunto que circulam por ai.
Algumas pessoas acreditam e perpetuam a ideia de que a gravidez enfraquece os dentes. Isso é mentira. Embora a incidência do vômito matinal em mulheres que enjoam com frequência possa prejudicar a saúde oral, isso só acontecerá se a gestante não mantiver os hábitos de higiene em dia. A gravidez, isoladamente, não tem o potencial de enfraquecer os dentes ou de criar cáries.
Outro mito disseminado por aí é o de que, durante a gestação, a mulher não pode ir ao dentista. Porém, a realidade é justamente o contrário. A gestante pode e deve fazer visitas regulares ao dentista. Mas lembre-se de informá-lo que você está grávida.
O mais indicado é marcar uma consulta entre o quarto e sexto mês de gravidez, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança. Na maior parte dos casos radiografias, anestésicos dentais, medicação contra a dor e antibióticos não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. Já no último trimestre da gravidez, o estresse associado com a consulta ao dentista pode aumentar a incidência de complicações pré-natais. Além disso, sentar-se em uma cadeira de dentista nos últimos três meses da gestação pode ser algo muito desconfortável.
Agora, o que fazer para garantir uma gravidez saudável? Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação. Alguns estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes, irritando a gengiva.
Mantendo seus dentes sempre limpos é possível reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez. E, além disso, você pode ajudar ainda mais a saúde de seus dentes, substituindo os doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.