
Existes muitos tipos de tratamento para o câncer de cabeça e pescoço. Mas, após o diagnóstico da doença, o médico é quem indica a melhor opção para o paciente. Tudo depende do tipo do tumor e do estágio e localização em que ele está. O estado de saúde geral do paciente e os possíveis efeitos colaterais também influenciam muito na escolha.
Conheça os principais tipos de tratamentos contra o câncer:
Cirurgia - A cirurgia além de ser o mais antigo tipo de terapia, também é o principal tratamento utilizado para vários tipos de câncer e pode ser curativo quando a doença é diagnosticada em estágio inicial.
Quimioterapia - Esse método utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, atinge células cancerosas e sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral e pode ser feita aplicando um ou mais quimioterápicos.
Radioterapia - A radioterapia é o uso das radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Embora as células normais também possam ser danificadas pela radioterapia, geralmente elas podem se reparar, o que não acontece com as células cancerígenas.
Hormonioterapia - É uma modalidade terapêutica que tem como objetivo impedir a ação dos hormônios em células sensíveis. Ela também é uma opção de tratamento sistêmico que leva à diminuição do nível de hormônios ou bloqueia a ação desses hormônios nas células tumorais, com o objetivo de tratar os tumores malignos dependentes do estímulo hormonal. A hormonioterapia pode ser usada de forma isolada ou em combinação com outras formas terapêuticas.