Logo Cabergs

Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Doação sanguínea: tradição que passa de pai para filho

Postado em 28 de junho de 2018


Conhecidos mundialmente pela simpatia com que tratam o visitante estrangeiro, os brasileiros são, infelizmente, menos solidários quando o assunto é doação de sangue. Dados da ONU apontam que o Brasil doa proporcionalmente menos que outros países da região como Argentina, Uruguai ou Cuba. Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no país.

O bancário José Rudimar Reses tem 59 anos e é doador há 30. Ele diz que na família essa atitude passa de pai para filho. Confira a conversa dele com a Cabergs:

Há quanto tempo é doador de sangue?
Comecei a doar sangue há 30 anos. Tive que ficar sem doar por um período, pois comecei a fazer uso de medicamentos de uso contínuo. Pouco tempo depois fui informado que os medicamentos que estava tomando não fazem parte das substâncias que impedem a doação, foi quando voltei a doar.

Porque decidiu ser um doador?
Pela importância do ato, que pode salvar vidas. E eu acho que um pouco dessa decisão "está no sangue". Meu pai era doador e minha filha quer ser doadora. Mas ainda falta uma condição: ela não tem 50 kg.

Em sua opinião, qual a importância de ser um doador?
Ser um doador é importante porque a necessidade de sangue é diária. Portadores de hemofilia, leucemia, pacientes passando por tratamento de câncer e também vítimas de acidentes graves, que geram traumas físicos, precisam recorrer à transfusão; tudo isso gera uma grande necessidade.

O que você diria para as pessoas que ainda não são doadoras?
Algumas pessoas não podem doar sangue. Mas gostaria que aquelas que possuem as condições se tornassem doadoras espontâneas. Uma simples doação pode salvar até quatro vidas e os bancos de sangue, em certos períodos, ficam com os estoques muito baixos ou até mesmo com falta de sangue.

Ficou interessado em se tornar um doador voluntário? Que tal cadastrar-se no PROSANGUE? O Programa de Doação de Sangue da Cabergs, é destinado aos beneficiários dos planos de assistência a saúde, que necessitam de doação. Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Promoção da Saúde, pelo telefone (51) 3262.9212 ou pelo e-mail prosangue@cabergs.org.br 

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: