Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Doar sangue, um gesto de amor à vida.

Postado em 14 de junho de 2018


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Além disso, os bancos de sangue ainda sofrem uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.

A Cristine Garcia dos Santos tem 48 anos e é Operadora de Atendimento do setor de Hemoterapia do Hospital Moinhos de Vento há 21 anos. Para ela, o que falta no Brasil para mudar esse quadro, são programas de incentivo a doação. Confira a conversa dela com a Cabergs:

Como funciona o processo de doação sanguínea?
O doador precisa fazer um cadastro no setor apresentando um documento de identificação com foto. É verificado no site da Vigilância Sanitária se o doador não está impedido para doação. Participa de uma entrevista (triagem) e, conforme os requisitos exigidos na portaria da Vigilância realiza sua doação de sangue; logo após o término da doação é fornecido um lanche.

Porque você acha que o índice de doadores é tão pequeno no Brasil?
Se houvessem mais incentivos e conscientização sobre doação de sangue nas escolas desde a infância, talvez tivéssemos um índice maior de doadores no Brasil.

Qual a importância da doação de sangue?
Salvar vidas. Doar sangue é um gesto de amor à vida.

O que você diria para quem ainda não é doador?
Tente, experimente doar sangue, faça sua boa ação em salvar vidas.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: