Logo Cabergs

Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Seja um doador de sangue

Postado em 07 de junho de 2018


Durante o mês de junho, vamos falar sobre doação de sangue. Embora a ciência esteja cada vez mais avançada, ainda não foi encontrado nada que substitua o sangue humano. Por isso, quando uma pessoa necessita de uma transfusão de sangue, devido a um acidente ou uma doença, por exemplo, ela só pode contar com a colaboração de voluntários. Com apenas uma doação, até quatro vidas podem ser salvas. Porém, infelizmente, apenas 1,8% da população brasileira é doadora.

Para tornar-se um doador é necessário seguir alguns pré requisitos muito simples, como estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg, estar bem alimentado, respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é 2 meses para homens e 3 meses para mulheres, e ter entre 16 e 69 anos. É importante lembrar que menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para doar. Além disso, os maiores de 69 anos só podem doar desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade.

O processo para fazer a doação também é bem prático. O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido com o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue. Após, ele é entrevistado e examinado pelo profissional de saúde em um local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Só então inicia a coleta de sangue, que dura no máximo 10 minutos. Por fim, o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: