Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Uma nova visão sobre o idoso

Postado em 12 de abril de 2018


Dando seguimento ao seu Calendário Anual, a Cabergs aborda o Abril Prata, em que o foco será o envelhecimento saudável. Todos nós já percebemos que o envelhecimento da população teve crescimento e por isso é preciso estar preparado para garantir sua saúde também nessa etapa da vida.

Pensando nisso a Organização Mundial de Saúde (OMS) preparou uma publicação sobre o tema, em que aborda medidas para promover um envelhecimento ativo e saudável, visando uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Neste documento, a OMS define como idoso saudável aquele que consegue manter sua autonomia, com plena capacidade de gerenciar sua própria vida e sua independência, realizando atividades sem necessitar do auxílio de terceiros.

O que deixa a tarefa de ser saudável na terceira idade um tanto desafiadora é o fato de que pelo menos uma doença crônica acompanha a maioria dos idosos. Superando essa barreira, quase inevitável com o aumento da idade, chegamos então à fase definida pelos médicos como processo de decrepitude física e intelectual. A orientação dos especialistas é continuar mantendo o equilíbrio.

Continuar mantendo? Sim, isso mesmo! O equilíbrio entre a saúde física e mental, que irá proporcionar independência nas atividades instrumentais e da vida diária, somado à integração social são conquistas da velhice que plantamos na juventude. Hoje ou quando você estiver com 80 anos, o segredo do sucesso é manter uma alimentação adequada e balanceada, praticar regularmente exercícios físicos e manter uma convivência social regular, com familiares e amigos.

Com relação aos exercícios físicos a fisioterapeuta Juliessa Florian, que recentemente participou de uma entrevista ao vivo para o perfil da Cabergs no Facebook, recomenda caminhadas, dança, ciclismo, jardinagem, hidroginástica, natação e atividades assistidas por profissionais como pilates e musculação.

Ao chegar na terceira idade você irá adicionar à sua vida um maior suporte familiar, que segundo a OMS, está diretamente relacionado ao bem-estar na terceira idade. Inclua ainda atividades que proporcionem prazer, como a participação em grupos com afinidade em hobbies, esportes, debates, atividades filantrópicas, entre outros.

Seu bem-estar na melhor idade depende do que você está fazendo hoje! Conte com a Cabergs para isso. Vamos começar hoje a trabalhar sua saúde de amanhã!

  • Categoria: Terceira idade
  • Tags: