O maior desafio sobre as doenças renais é que elas podem existir sem sintomas por um longo período. Dessa forma, se uma pessoa com doença renal procurar auxílio médico tardiamente pode já ter uma doença em fase irreversível.
Nesse cenário, as chances do paciente acabar necessitando de diálise ou até mesmo de transplante de rins é muito grande. Para evitar tudo isso e manter a saúde em dia, a Cabergs convida você a observar alguns detalhes e, se necessário, realizar alguns exames.
Os sintomas muitas vezes são discretos, mas fique atento para esta lista divulgada pela Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES-SP:
- Hipertensão arterial (grupo de risco);
- Diabetes mellitus (grupo de risco);
- Inchaço nas pernas ou no rosto;
- Cólica renal (dor lombar);
- Infecção urinária (ardor para urinar, dor lombar e febre, urina com mau cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou vontade de urinar muitas vezes ao dia);
- Sangue na urina;
- Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.
Se você apresenta um dos sintomas acima ou faz parte de algum grupo de risco, consulte um médico para fazer dosagem de proteína na urina e de creatinina no sangue, ou seja, testes que informam sobre a função dos rins. Conte com a Cabergs na manutenção da sua saúde renal.