Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Quando devo procurar um nefrologista?

Postado em 15 de março de 2018



As doenças renais são silenciosas e esta é a sua principal característica: ser assintomática.

Segundo a Dra. Daniele Fensterseifer, medidas preventivas podem evitar que uma doença renal evolua para uma doença renal crônica onde ocorrerá uma lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Atualmente, cerca de 80% dos pacientes em hemodiálise, que é a  terapia de substituição renal, são diabéticos ou hipertensos. As doenças renais podem acometer inclusive crianças, e essa doença vai aumentando e evoluindo com o passar dos anos. A doença renal crônica evolui mais rápido nos homens do que nas mulheres.

As doenças renais só são identificadas através de dois exames específicos, que são a dosagem de creatinina ou o exame de urina (EQU). A Dra. Daniele alerta que é comum as pessoas perceberem problemas nos rins quando já perderam cerca de 90% das funções deles, apesar de estarem urinando normalmente, pois essa é a última capacidade que o doente perde.

Os sintomas clássicos da doença são: fraqueza, cansaço, perda do apetite, náuseas e vômitos, sonolência, coceira no corpo e também algum inchaço nos pés.

O rim raramente dói e esta dor pode ocorrer somente em duas ocasiões, no caso de pedras nos rins (quando ela se desloca e obstrui o canal urinário) ou quando se distende a cápsula renal (inflamação/infecção rins).

Visitas de rotina ao médico são importantes e sugere-se procurar um nefrologista quando:

- no exame de sangue houver alteração da taxa de creatinina;
- se a urina espumar muito ou se identificar perda de proteína na urina através de exames laboratoriais;
- se a urina estiver avermelhada ou identificação de sangue na urina através de exames laboratoriais;
- se houver Infecção urinária de repetição, principalmente se forem mais de 3 episódios por ano;
- se o paciente tiver mais de um episódio de cálculo renal durante a vida;
- se tiver edemas e inchaços sem causa aparente;
- quando houver alterações no potássio, sódio, fósforo, ácido úrico, magnésio e cálcio sanguíneos que o clínico geral não identifique facilmente a causa;
- aparecimento de múltiplos cistos renais em exames como ultrassom (ecografia), tomografia computadorizada ou ressonância magnética do rim;
- alterações do volume de urina sem causa aparente.

A melhor forma de prevenção das doenças renais é manter-se saudável, por isso consulte seu médico regularmente e, segundo dicas da Dra. Daniele, procure manter sua pressão arterial controlada, controlar o açúcar no sangue, fazer atividade física, ter cuidado com os excessos de sal (inclusive nos alimentos embutidos), beber bastante água e líquidos para hidratar.

  • Categoria: Sua saúde
  • Tags: