Saúde e bem estar

A sua vida, mais saudável.

Os diversos tratamentos da obesidade

Postado em 25 de janeiro de 2018


A obesidade é diagnosticada a partir do Índice de Massa Corporal (IMC) calculado pela divisão do peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Os resultados obtidos demonstram se há ou não um sobrepeso.

Menor que 18,5: abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9: Peso normal
Entre 25 e 29,9: Sobrepeso
Igual ou acima de 30: Obesidade

Uma vez feito o diagnóstico, o paciente com sobrepeso ou obeso será orientado ao melhor tratamento, que pode ser feito com reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, medicamentos ou cirurgias.

A mudança de hábitos alimentares e atividades físicas sempre será o melhor tratamento para estes casos. A indicação da dieta correta deve ser feita por profissionais, contudo, a mais indicada é a dieta hipocalórica balanceada, em que há o controle da quantidade de calorias ingeridas diariamente, considerando a energia gasta pelo paciente. Dietas muito restritas, com somente alguns alimentos ou com menos de 800 calorias, não são recomendadas, pois podem gerar grandes problemas para a saúde em longo prazo.

Combinados com boa alimentação, os exercícios físicos são indispensáveis para a queima de calorias e perda de peso. Eles devem ser orientados por profissionais e oferecem benefícios como diminuição do apetite e sensação de bem-estar e autoestima.

Quando há a necessidade de perda de peso com maior velocidade, alguns medicamentos podem ajudar. No Brasil, são liberadas poucas substâncias para esse tipo de tratamento. Em geral, são prescritas medicações que aumentam a saciedade ou diminuem a absorção de gordura. Porém, estas apresentam fortes efeitos colaterais, dentre eles, taquicardia, náuseas, dor de cabeça e insônia.

Em casos mais graves, como obesidade mórbida e comorbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram com o tratamento eficaz), os procedimentos cirúrgicos são indicados, com operações bariátricas e metabólicas.

O tratamento da obesidade não é fácil. Para que ele seja eficaz é preciso alterar os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente por toda vida. Contudo, seus resultados são muito importantes para a saúde e a autoestima. Por isso, é fundamental manter-se firme e positivo.

Fonte: Oswaldo Cruz Centro Especializado em obesidade e diabetes. Blog Tua Saúde, por Dr. Arthur Frazão

  • Categoria: Alimentação, Sua saúde
  • Tags: