A hidratação do corpo é muito importante para o bom funcionamento de todos os órgãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 2 litros de água. Mas no verão é natural que o corpo perca mais líquido para manter a regulagem de sua temperatura através do suor. Por conta disso, a hidratação deve ser maior na primavera e no verão.
Quando a desidratação do corpo é leve, podemos identificá-la com a sede, a boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas e na cor da urina. O hábito de tomar água somente quando sentir sede é errado, pois esse sintoma já indica o início da desidratação. Esquecer-se de beber água ao longo do dia e tentar compensar tudo em uma vez também não é recomendado. O certo é carregar uma garrafinha com água e tomar aos poucos durante o dia.
Sucos naturais, chás, água de coco, frutas e verduras também colaboram para manter a hidratação correta do corpo. Já os refrigerantes e sucos industrializados não servem como recursos para hidratação, pois são carregados de muita caloria e podem, inclusive, gerar o efeito contrário, ou seja, desidratar o corpo.
Quando não tomamos os devidos cuidados, a desidratação pode tornar-se profunda, causando queda de pressão, sono, tontura, dor de cabeça, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca. Por isso, fique atento a sua hidratação e procure um médico caso sinta os sintomas citados.
Fonte: O Globo