No ano de 2012 o número de casos de câncer de próstata chamou atenção ao atingir o total de 60 mil diagnósticos. A Sociedade Brasileira de Urologia decidiu, então, passar a utilizar o mês de novembro para conscientizar e debater sobre a prevenção e diagnóstico precoce dessa e de outras doenças que acometem os homens.
O Novembro Azul foi criado na Austrália, em 2004, e tomou proporções mundiais. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi o responsável por lançar o movimento aqui no Brasil. A campanha acontece em novembro, pois o dia 17 do mesmo mês é Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo é incentivar a realização de exames e a prevenção da doença por meio de uma vida mais saudável.
Segundo a oncologista Patricia Morett, apesar do câncer de próstata ter uma estimativa de mais de 60 mil novos casos todo ano, a taxa de mortalidade cai para 13 mil, ou seja, a maioria dos pacientes sobrevive à doença. O importante é que o câncer não seja descoberto já em fase metastática, que é quando as células cancerígenas se espalharam para outros órgãos do corpo. Nesses casos o tratamento é mais intensivo e as chances de cura diminuem.
A idade de maior risco de desenvolver o câncer de próstata é a partir dos 50 anos, quando especialistas recomendam a realização mensal dos exames preventivos. As discussões e mobilizações realizadas durante o Novembro Azul tem papel importante na quebra do tabu criado ao redor do exame de toque retal, importante para identificar o primeiro sinal da doença no paciente.
A Cabergs entende a magnitude do problema e também faz parte do Novembro Azul. Por meio da comunicação e do diálogo, procuramos conscientizar a todos de como é importante estar atento ao problema e prezar por uma vida mais saudável. Neste ano, nossa campanha incentiva os homens a aceitarem o desafio de realizarem seus exames preventivos. Entre para a luta do combate ao câncer de próstata começando por você.
Fonte: Instituto Lado a Lado Pela Vida