Quando o câncer de mama é diagnosticado, o tratamento passa pelas mãos de mais de um especialista. Além da importante atuação do mastologista, do oncologista, do nutricionista e do psicólogo, outros dois profissionais da saúde entram em ação: o educador físico e o fisioterapeuta. Conversamos com o educador físico Rodrigo Nascente dos Santos e a fisioterapeuta Bárbara Silveira, ambos da clínica Oncotrata Oncologia, para entender seu papel nessa luta.
A atividade física melhora o funcionamento do corpo, além de contribuir para a autoestima e bem-estar geral. "Qualquer atividade física estará contribuindo para a prevenção do câncer e outros males associados ao sedentarismo", afirma Rodrigo Nascente. Mas para serem executados, é essencial o acompanhamento de profissionais, pois estes "tem condições técnicas de promover uma evolução de acordo com o nível de condicionamento atual, isso resulta em segurança para o praticante", diz ele.
Em pacientes com câncer de mama, as atividades mais recomendadas são caminhada ou corrida, ioga e dança. Contudo, o planejamento físico vai depender de cada caso, da complexidade do estado de saúde, histórico clínico e a funcionalidade do paciente com câncer, explica Rodrigo. A situação é diferente com a fisioterapia, que atua no tratamento de complicações causadas pelo câncer e pelos medicamentos utilizados.
Bárbara Silveira conta que a fisioterapia precoce previne complicações, como limitação dos membros superiores, promove a recuperação funcional adequada, além de prevenir e controlar possíveis dores. Dentre os tratamentos estão os exercícios de fortalecimento muscular, drenagem linfática, manobras manuais para controle da dor e redução das fibroses.
A fisioterapia atua em todos os estágios, inclusive após a cura do câncer de mama. "Ela tem um importante papel na prevenção, minimização e tratamento dos efeitos adversos após o câncer". Esses efeitos podem ser perda de massa muscular, presença de linfedema, limitações dos movimentos, entre outros.
Todo o trabalho realizado por estes profissionais pretende melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Se você está passando ou já passou pela luta contra o câncer de mama, procure um educador físico e fisioterapeuta de sua preferência. Cuide-se!